© Cyber Tech Nerd 2011 - 2014. Tecnologia do Blogger.
 

18 de agosto de 2012

Curiosidades:Mitos sobre o PC!!

0 comentários




É verdade que se retirarmos o pendrive sem ir em “remover dispositivo com segurança” podemos queimar o dispositivo?

Não, se o dispositivo for retirado de maneira correta. Apenas quando for remover seu pendrive, feche as janelas abertas (janelas que mostrem pastas do pendrive), e pode retirar o dispositivo, com uma velocidade moderada e de forma RETA. Assim você não precisa se preocupar se de vez em quando retirar o pendrive de forma “irregular”.

Realmente existem vírus capazes de entrar via rede elétrica no computador?

Não! Um verdadeiro mito, os vírus nada mais são que “softwares”, e softwares só podem ser instalados em dispositivos ELETRÔNICOS com memória, e não ELÉTRICOS (como as redes de energia de sua casa). Porém existem vírus bem mais elaborados que podem afetar outros dispositivos eletrônicos (como já tivemos casos de TVs e até rádios infectados) que se instalam por meio de CDs e Pendrives.

Reiniciar/desligar muito o computador, estraga o HD?

Sim, é verdade. Toda vez que o computador inicia/reinicia, ele tem que re-organizar todos os dados do HD (que fisicamente são uma espécie de pó de metal), isso causa um certo desgaste do disco rígido a longo prazo. Historicamente falando o computador foi uma máquina criada para nunca mais ser desligada, porém com aperfeiçoamentos de hoje em dia, você não precisa se preocupar tanto. Mas que há um desgaste, isso há.

Um simples vírus pode queimar o processador do meu PC?

Sim. Já foram criados vírus que são capazes de desativar o sensor de temperatura do processador, e criar um auto-overclock fazendo com que ele aqueça até derreter (ou queimar). Felizmente esses vírus não são encontrados em qualquer site de download, e hoje os equipamentos de hardware já estão muito mais modernos, de certa forma a se deixar “vacinados” contra essas pragas.

Se alguém possuir apenas meu IP, poderia invadir e controlar meu computador?

Sim. Mas não pense que qualquer “hackerzinho” que viu algumas vídeo-aulas no Youtube poderia fazer isso, é necessário um grande poder de conhecimento para se invadir um computador, e controlá-lo remotamente apenas com um IP, mas você não está totalmente livre, e na dúvida, mantenha seu endereço IP em segredo.



Posso ser preso se eu usar programas piratas?

Não, a legislação brasileira indica como crime a VENDA e/ou a distribuição de programas piratas, e não o uso. Porém se você for pego usando softwares piratas, ou sofrer uma denuncia, terá que pagar uma multa (que varia o valor dependendo da região), além de comprar a versão original do programa. (fora do Brasil a legislação muda.)

O Linux está 100% vacinado contra todo tipo de vírus?

100% não, acontece que como o Windows é o sistema operacional mais usado no mundo (e os hackers sabem disso), quase todos os vírus criados são para ele, fazendo com que outros sistemas operacionais (como Linux, Solaris, OS X…) fiquem esquecidos, e se tornem imunes a esses vírus. 90% seguro acho que seria o termo mais apropriado.

O Windows original só pode ser instalado 2 vezes?

Sim, o Windows original, por padrão, vem apenas com a opção de instalar 2 vezes o S.O. (caso ocorra algum problema e ele precise ser re-instalado), depois do segundo uso, ele “queima” o serial, e faz com que aquele serial não seja mais válido… aí é só você ligar para a Microsoft e solicitar um novo serial (claro, eles vão cobrar!).


O Google Chrome é mais rápido que os outros navegadores?

Sim, o que acontece é que o Google® (criador do Google Chrome) indexa todas as páginas do mundo (faz um “link”), por esse motivo você já deve ter percebido que as pesquisas no site da Google® são mais rápidas que as pesquisas em outros buscadores (alta vista, cadê, bing…). O Chrome se utiliza dessa indexação de páginas para navegar na internet, o que melhora razoavelmente o tempo de carregamento das páginas.

Overclocks, prejudicam a vida útil do processador?

Sim, os overclocks EXAGERADOS diminuem muito a vida útil de um processador. O que acontece é que o processador trabalha com uma certa taxa de Hz (Hertz), o overclock aumenta essa taxa de Hz, fazendo com que a velocidade do processador atinja níveis impressionantes, mas ao mesmo toda a parte física do processador vai ficando super-aquecida e prejudicada, fazendo com que o processador diminua sua “vida-útil”. Porém um overclock moderado (de 5% á 17%) pode ser útil e oferecer um bom proveito a você.

Desligar o computador sem ir em “iniciar > Desligar…” prejudica a máquina?

Não de forma direta. Se você desligar direto da tomada, ou no estabilizador, não dá tempo do Windows separar os arquivos do sistema, por em ordem as DLLs, fazer um “mini ponto de restauração”, salvar seus projetos… Porém não vai afetar em nada o software ou até mesmo o hardware do computador (no máximo deixar as coisas meio bagunçadas). Nada que precise se preocupar.

Xiiiiiiii, computador molhou!!! Estragou?

Não. O computador só estragará se estiver LIGADO quando for molhado. Caso o computador molhe (desligado), basta abrir (e se possuir conhecimentos, desmontar) o computador e deixar secar de modo natural. NUNCA seque usando secadores de cabelo ou deixe no sol, isso sim será prejudicial ao computador, mas quanto a água não precisa se preocupar, muitos técnicos inclusive lavam as peças do computador com água corrente para obter um melhor resultado.

Quanto mais gelado o ambiente do computador, melhor será o rendimento da máquina?

Sim, os computadores foram criados para trabalhar em baixas temperaturas, por produzir muito calor, até mesmo temperaturas abaixo de zero ficam “normais” dentro de um gabinete de computador… Acontece que o “calor” tira o desempenho do computador, já que ele terá que guardar uma parte de seu “poder” para regular a temperatura e não acabar queimando. Grandes servidores como a Google® possuem nas paredes de seus gabinetes grossas camadas de gelo, além de potentes coolers e ar-condicionados. Tudo em nome do desempenho.

Empurrar o driver de CD com as mãos, estraga o aparelho?

Não, na verdade os drivers de cd dos computadores (com exceção dos notebooks) são feitos para isso mesmo, eles são sensíveis ao toque, fazendo com que ele entre assim que empurrarmos, logo, que não utilizarmos força bruta, não tem problema algum…



FONTE: Operários da Web

0 comentários:

Postar um comentário